SAÚDE TODA VIDA: 20 ANOS DE UM PROGRAMA QUE INVESTE NO ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

A tarde do último dia 25 de abril, quinta-feira, foi especial para quatro amigas: Flávia Paes Ramalho, Maria da Silva Sanches, Laudina Paschoalão e Azelia Aparecida Pegolo Gama. Em um evento animado no Clube Fonte São Paulo, elas celebravam o fato de ter sido pioneiras do Programa Saúde Toda Vida, que está completando 20 anos de atividades. “Um tempo muito gostoso, fizemos amizades, esquecemos as dores, saímos de casa para viver com alegria”, sintetizou Maria da Silva Sanches, para quem o Programa mantido pela Unimed Campinas foi fundamental para superar as várias cirurgias e epidemias que enfrentou nos últimos anos.

Como lembrou o Dr.Luís Alves de Matos, que representou a Unimed Campinas no evento comemorativo, o Programa Saúde Toda Vida começou em 1999, com uma caminhada no Parque Taquaral e reuniões com poucas pessoas em salão próximo à Basílica do Carmo. Desde o início, observa o Dr.Luis Alves de Matos, diretor administrativo da cooperativa médica, o propósito sempre foi o de proporcionar atividades para um envelhecimento ativo e saudável. “A população brasileira envelhece de forma muito rápida. É preciso proporcionar qualidade de vida para esse contingente”, explica o médico.

Depois do início modesto o Programa Saúde Toda Vida teve outros endereços: Casa de Portugal, Clube Cultura Artística, Sociedade de Medicina e Cirurgia e Campinas e o atual, o tradicional Clube Fonte São Paulo. As atividades são todas gratuitas, para usuários ou não da Unimed. O interessado deve comparecer nos encontros de terça-feira, no Clube Fonte São Paulo, para fazer uma inscrição. Nos demais dias da semana acontecem outras atividades, físicas, culturais ou de aprimoramento de conhecimentos, com as várias palestras ofertadas.

Coordenadora do Programa, a assistente social Fabiola Sparapani Godoi nota que são oferecidas oficinas de música, dança, teatro, alongamento, bailes, coral, artesanato, ginástica, contação de histórias, exibição de filmes e muitas outras. “Nós acompanhamos os frequentadores e podemos garantir que os relatos são de verdadeiras transformações em suas vidas”, conta a profissional.

Não foi diferente no baile que marcou os 20 anos do Programa, pelo qual já passaram mais de 2.500 pessoas. Ninguém ficou parado, todos queriam dançar e celebrar. Os salões do Clube Fonte São Paulo ficaram lotados, de pessoas querendo viver a vida em plenitude.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Boletim 03 da Rádio Longevinews: Fórum vai discutir decreto que esvaziou o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa