Um portal pioneiro na Região de Campinas para o público sênior

O portal LONGEVINEWS é pioneiro na Região Metropolitana de Campinas (RMC) em conteúdo especializado sobre os múltiplos aspectos associados à longevidade.

Saúde, bem-estar, educação, cultura, mercado, direitos, políticas públicas e prestação de serviços ao público sênior são temas que constituem a pauta de reportagens, entrevistas e análises produzidas e publicadas pelo portal desde março de 2019.

Embora sediado na RMC e com foco de cobertura preferencialmente regional, LONGEVINEWS aborda também fatos de interesse nacional e internacional, como as recentes notícias e orientações publicadas pelo portal sobre o impacto da Covid-19 sobretudo na população idosa.

LONGEVINEWS destaca-se por ser um veículo multiplataforma. Além de ser disponibilizado no portal, seu conteúdo qualificado e especialmente direcionado ao segmento da terceira idade também pode ser acessado nas principais plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube (no canal TV LONGEVINEWS), por meio de celulares, tablets e PCs.

Espaços diversificados para a informação e também para o relacionamento de marcas e produtos com o nosso vigoroso mercado consumidor sênior.
Espaços diversificados para a informação e também para o relacionamento de marcas e produtos com o nosso vigoroso mercado consumidor sênior.

Complementam esse mix de opções ao público a edição de newsletters contendo os principais destaques das matérias veiculadas no portal e nas redes sociais, além de exclusivos conteúdos em áudio (os podcasts LONGEVIVOX), que permitem a qualquer pessoa se manter informada em qualquer lugar, ouvindo as notícias e o conteúdo jornalístico produzido por nossa redação.

Para ampliar na região as oportunidades de análise e reflexão a respeito das questões relacionadas ao fenômeno do envelhecimento no Brasil, também deveremos lançar em breve o espaço de conversas e debates LONGEVITALKS, com a proposta de reunir periodicamente especialistas e o público interessado em aprofundar e compartilhar conhecimento acerca dessa temática de enorme relevância social para o país.

O público sênior da RMC

Com cerca de 3 milhões de habitantes em seus 20 municípios, a RMC é uma das mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e abriga um universo de aproximadamente 500 mil pessoas na faixa etária a partir de 60 anos (dados Fundação SEADE/2020). O contingente de pessoas idosas representa em torno de 15% da população regional, é o segundo maior do Estado de São Paulo e deverá corresponder a quase 20% do total da população da RMC em 2030, alcançando um número próximo a 700 mil pessoas, de acordo com as projeções de crescimento populacional (dados OMI – AGEMCAMP/SEADE).

A crescente população sênior da RMC vivencia os desafios de um envelhecimento com melhor qualidade de vida.
A crescente população sênior da RMC vivencia os desafios de um envelhecimento com melhor qualidade de vida.

Esse expressivo público sênior é altamente representativo das potencialidades de ampliação e geração de negócios apresentadas na RMC pela denominada silver economy (expressão que vem sendo livremente traduzida em português por economia prateada, economia grisalha ou ainda economia da longevidade). Assim como ocorre em outras partes do mundo que experimentam a revolução da longevidade em suas populações, na região de Campinas também é significativamente crescente a demanda entre os consumidores seniores pelos mais diversos produtos e serviços específicos para a sua faixa etária.

Depois da Grande São Paulo, a RMC representa o principal mercado de consumidores seniores no Estado.
Depois da Grande São Paulo, a RMC representa o principal mercado de consumidores seniores no Estado.

E tão relevante quanto isso: esse público, cada vez mais ativo, exigente e com alto poder de compra, também demanda por conteúdos de mídia alinhados às suas necessidades, aspirações, preocupações, aos seus interesses, valores culturais, hábitos e aos seus pleitos relacionados às políticas sociais e públicas capazes de garantir assistência adequada, pleno acesso à saúde e a um envelhecimento com melhor qualidade de vida.

Desse modo, com olhar atento a essas transformações, LONGEVINEWS tem atuado na propagação e na defesa dos mais importantes temas de interesse da terceira idade, buscando identificar as principais demandas desse segmento, assim como tem contribuído para o fortalecimento e o desenvolvimento do mercado sênior regional. Esta é a nossa vocação, este é o nosso compromisso!

QUEM FAZ

LONGEVINEWS foi fundado por dois experientes profissionais de mídia que vivenciam nesta etapa de suas trajetórias os prazeres, os dilemas e os desafios proporcionados pela longevidade: os jornalistas José Pedro Soares Martins, 59 anos, e Paulo Cesar Nascimento, 60 anos.

A partir de experiências pessoais, reflexões e aprendizados proporcionados pela senioridade na vida de ambos, eles fundaram o portal com a proposta de contribuir, como cidadãos e profissionais de imprensa, para a difusão de conteúdo jornalístico capaz de colaborar para a compreensão da velhice em suas múltiplas dimensões. Conheça-os.

José Pedro Soares Martins – Jornalista e escritor, autor de livros em Saúde Meio Ambiente, Direitos Humanos, Educação e Cultura, como “Imagens da Maturidade” (Editora Komedi). Trabalhou ou colaborou em vários meios de comunicação, como Agência Ecumênica de Notícias, jornais “O Diário” (Piracicaba) e “Correio Popular” (Campinas), revistas “Terra da Gente” e “Absoluta” (ambas de Campinas), revista “Azione Nonviolenta” (Itália), revista Veja Interior, Zona Non (Portugal) e jornal “Terramérica”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ganhou os prêmios de jornalismo ETHOS, INEP, Cidades Iberoamericanas de Paz, International Media Awards e Jornalista Tropical (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical).

Paulo Cesar Nascimento – Jornalista com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Popular. Integrou a Assessoria de Comunicação da UNICAMP. Atua em comunicação corporativa e dedica-se também ao desenvolvimento de projetos editoriais. É autor e coautor de mais de uma dezena de livros sobre as memórias de organizações públicas e privadas, como ‘Hemocentro da Unicamp – 25 anos em 5’ (2010), ‘40 anos do Centro Médico de Campinas – Uma vida de histórias, uma história de vidas’ (2013), ‘SMCC – 90 anos na história da saúde em Campinas: memórias e legados’ (2015), ‘Unicamp, 50 anos – Uma história de inovação e empreendedorismo’ (2016) e ‘50 anos de Engenharia Mecânica da Unicamp – Uma história de sucesso’ (2019).