Foto Erica Dahlström Dezonne

IMAGENS DO NOVO NORMAL DA MATURIDADE

O novo normal da maturidade em LONDRES é o primeiro de uma série de ensaios fotográficos sobre como os idosos estão enfrentando a pandemia em diferentes locais do planeta, publicada com exclusividade pelo Portal Longevinews.

Ensaio por Erica Dahlström Dezonne

Capital do Reino Unido e uma das metrópoles mais vibrantes da economia globalizada, Londres sofreu muito com a pandemia de Covid-19. O rápido e assustador avanço da crise sanitária e medidas erráticas por parte do governo do primeiro-ministro Boris Johnson, que também foi acometido da doença, repercutiram em um quadro desafiador para o sistema de saúde britânico.

Depois de números crescentes de casos confirmados e óbitos, Londres e todo o Reino Unido começaram a entrar em uma fase de maior controle da pandemia, com a consequente adoção de um plano de abertura da economia, implantado por etapas e seguindo-se os indicadores apontados pelo sistema de saúde.

Nesse cenário, os idosos continuaram resistindo, indo às compras, fazendo atividades físicas, bebendo a sagrada cerveja inglesa ou apenas caminhando pelas ruas, na esperança de uma volta o mais rápido possível da normalidade. Enquanto isso não acontece, o chamado “novo normal” é refletido no uso regular das máscaras e no distanciamento observado nas filas de bancos ou supermercados.

É este clima que foi captado pelo olhar atento e sensível da fotojornalista brasileira Erica Dahlström Dezonne, radicada em Londres desde 2014. Por muitos anos ela atuou nas publicações (Correio Popular, Diário do Povo, Notícia Já, Revista Metrópole e Panorama) da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), de Campinas (SP), tendo o seu trabalho cada vez mais reconhecido por distinções como estar entre os finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011, com a foto: “A luta de uma mãe contra o vício”.

Após sair dos periódicos campineiros, foi para São Paulo como freelancer dos jornais O Diário de S. Paulo e O Estado de S. Paulo . Em Londres, trabalha como fotógrafa de e-commerce, além de colaborar com diversas agências de notícias, como PA Images e VXP Images.

Inquieta, versátil, a fotojornalista que adora cobrir eventos esportivos já teve oportunidade, por exemplo, de fotografar a etapa londrina do UFC – Ultimate Fighting Championship, em 2018. No ano seguinte, sua cobertura do casamento, no dia 19 de maio, do príncipe Harry e Meghan Markle teve grande repercussão e fotos suas foram publicadas em vários jornais e revistas ao longo do mundo.

Neste ensaio, exclusivo para o Portal Longevinews, Erica apresenta idosos em diversas situações. Em todas elas, a vida plena de luta e de esperança. A luz com que a fotojornalista nos brinda nessas fotos nos acena para um futuro melhor, e que seja logo.

Conheça mais e se encante com o trabalho de Erica Dahlström Dezonne no seu site: http://www.ericadezonne.com/

Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne
Foto Erica Dahlström Dezonne

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Vídeo sobre a 8ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Campinas, de 2019