5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi adiada para 2020

Reunião comissão idoso
Reunião da Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados com o secretário Antônio Fernandes Toninho Costa (Foto Reprodução)

O que organizações representativas do setor temiam foi confirmado. A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi transferida para 2020. A decisão do governo federal foi comunicada em nota assinada pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, que alegou questões orçamentárias, entre outras, para justificar o adiamento.

“Diferentemente do que não ocorreu em 2018, estamos definindo para 2020 uma rubrica orçamentária para aplicação exclusiva na realização da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Neste propósito, informamos que já estamos em marcha de tomada de preços que subsidiarão a abertura do processo de contratação do local para realização da conferência e de toda a infraestrutura que o evento requer”, afirma o secretário nacional.

Antonio Costa também cita “as dificuldades que alguns Estados e Municípios estão passando para realizarem suas conferências. Mesmo não sendo um fator determinante ou impeditivo para a não realização da conferência, entendemos a necessidade de trabalharmos para garantir que nesta conferência haja a maior participação e efetiva representatividade da sociedade civil”.

“Assim, mesmo diante de todas as dificuldades, uma vez garantidos os recursos orçamentários, é nosso compromisso a realização da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa no ano de 2020”, conclui o secretário nacional.

A possibilidade de adiamento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa já tinha sido aventada em reportagem do Portal Longevinews (aqui), por ocasião de uma reunião do secretário Antonio Costa com a Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados.

A 5ª Conferência Nacional do Idoso seria o ponto final de um ciclo já iniciado em todo Brasil, com as conferências municipais, realizadas até o final do mês de março. Para agosto estavam previstas as conferências estaduais, mas muitas não foram realizadas. A Conferência Nacional, pelo calendário determinado em 2018, seria em novembro de 2019. Agora foi de fato adiada.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Prefeitura divulga a geografia da vulnerabilidade de idosos à violência em Campinas