Coronavírus soma mais de 100 mil casos e 3.400 mortes no mundo e aumenta preocupação com idosos na Europa

CoronavirusPixabay2
Imagem Gerd Altmann (por Pixabay)

Nesta sexta-feira, dia 6 de março, o número de casos confirmados de coronavírus no mundo chegou a 101.781 (às 18h38), sendo 80.573 na China. Já foram computadas 3.460 mortes, 2.931 delas na China. Os dados são da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, que monitora em tempo real o avanço da doença. Em vários países estão sendo tomadas medidas específicas em relação aos idosos, os mais vulneráveis ao COVID-19, principalmente se tiverem antecedentes médicos como doenças cardiovasculares. Neste contexto, é fundamental que os direitos básicos dos idosos sejam respeitados. No Brasil, são 13 casos confirmados até o momento.

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a sugerir “evitar ao máximo” as visitas aos idosos, de modo a aumentar a proteção desse grupo etário, especialmente vulnerável o COVID-19. “É preciso evitar as visitas ao estritamente necessário”, ele afirmou para a imprensa. Na Comunidade de Madri, na Espanha, 213 centros-dia de acolhimento de idosos foram fechados durante um mês, como forma de evitar contágios.

Uma visita de equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) à China, para verificar as medidas que o país vem tomando com relação ao Coronavírus, confirmou a maior proporção de casos na população idosa. Os dados levantados pelos profissionais mostraram que 53,6% dos infectados tinham 50 anos ou mais. Entre os infectados, a taxa de óbitos era de 14,8% na população de 80 anos ou mais e de 8,0% na população de 70 a 79 anos. Por outro lado, era de até 0,4% na população infectada de 10 a 49 anos (ver aqui o relatório da equipe da OMS)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
UNICAMP ESTUDA VARIABILIDADE DO CORONAVÍRUS, TESTA REMÉDIOS E PREPARA DIAGNÓSTICOS EM MASSA