OMS alerta para mitos sobre coronavírus – I

coronavirusPixabay3
(Imagem de Gerd Altmann por Pixabay)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a proliferação de fake news e outras modalidades de desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Por isso, preparou um elenco de sugestões para que os mitos e inverdades sejam logo desmentidos e deletados. O portal Longevinews publica algumas das advertências feitas pela OMS:

O vírus COVID-19 pode ser transmitido em áreas com climas quentes e úmidos (VERDADE)

Com base nas evidências existentes até agora, a OMS alerta que o vírus COVID-19 pode, sim, ser transmitido em TODAS AS ÁREAS do planeta, incluindo áreas com clima quente e úmido como o Brasil. “Independentemente do clima, adote medidas de proteção se você mora ou viaja para uma área que registra o COVID-19. A melhor maneira de se proteger contra o COVID-19 é limpar frequentemente as mãos. Ao fazer isso, você elimina os vírus que podem estar nas suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz”.

O tempo frio e a neve NÃO podem matar o novo coronavírus (VERDADE)

A OMS afirma que não há razão para acreditar que o clima frio possa matar o novo coronavírus ou outras doenças. A temperatura normal do corpo humano permanece em torno de 36,5 ° C a 37 ° C, independentemente da temperatura externa ou do clima. A maneira mais eficaz de se proteger contra o novo coronavírus é limpar frequentemente as mãos com álcool ou esfregar com água e sabão, reitera a Organização Mundial da Saúde.

Tomar um banho quente não impede a nova doença de coronavírus (VERDADE)

Tomar um banho quente não impedirá que você pegue o COVID-19, alerta a OMS. Sua temperatura corporal normal permanece em torno de 36,5 ° C a 37 ° C, independentemente da temperatura do seu banho ou chuveiro. Na verdade, tomar um banho quente com água extremamente quente pode ser prejudicial, pois pode queimar você. A melhor maneira de se proteger contra o COVID-19 é limpar frequentemente as mãos.

O novo coronavírus NÃO pode ser transmitido através de picadas de mosquito (VERDADE)

Até o momento, diz a OMS, não há informações nem evidências sugerindo que o novo coronavírus possa ser transmitido por mosquitos. O novo coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente por gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ou por gotículas de saliva ou secreção nasal. Para se proteger, limpe as mãos com freqüência com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Além disso, evite contato próximo com quem estiver tossindo e espirrando.

Os secadores de mãos não são eficazes para matar o novo coronavírus (VERDADE)

Os secadores de mãos não são eficazes para matar o vírus 2019-nCoV, que provoca a doença Covid-19, adverte a OMS Para se proteger contra o novo coronavírus, você deve limpar frequentemente as mãos com um sabonete à base de álcool ou lavá-las com água e sabão. Depois de limpar as mãos, você deve secá-las cuidadosamente usando toalhas de papel ou um secador de ar quente.

Fonte: Organização Mundial da Saúde https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Solidariedade leva carinho e emoção ao Lar dos Velhinhos