(Imagem de congerdesign por Pixabay)

ATIVIDADE FÍSICA E JOGOS SÃO IMPORTANTES PARA OS IDOSOS ENFRENTAREM PANDEMIA, ALERTA ESPECIALISTA

Aumento da imunidade, melhoria da saúde física, mental e cognitiva. São vários os benefícios das atividades físicas e dos jogos e brincadeiras para os idosos no período de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, alerta o professor do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro (SP), José Angelo Barela.

     Ao lado de todo o seu brutal impacto negativo, destaca o especialista, a pandemia tem possibilitado o resgate de situações que tinham ficado no passado, como a maior proximidade entre os familiares e atividades conjuntas, como jogos e brincadeiras.

      “Os jogos e brincadeiras são fundamentais para as crianças, mas também muito importantes para os adultos nesse período”, ele comenta. No caso dos idosos, jogos e brincadeiras contribuem para a melhoria da concentração, da mobilidade e da coordenação ósseo-manual. “E o jogo é prazeroso mesmo, só por isso ele já contribui muito na quarentena”, acrescenta.

       Em espaços reduzidos, como no caso dos apartamentos, os idosos podem praticar atividades físicas, diz o professor Barela. “Podem fazer um vôlei adaptado, sentados no chão, ou apenas jogar bola para o parceiro rebater”, exemplifica.

      Um jogo muito recomendado, aponta, é o dos saquinhos de feijão, conhecido em algumas partes do Brasil como jogo das cinco marias. Nesse jogo, cinco saquinhos são preenchidos com feijão ou algo semelhante.

      A partida começa com um jogador lançando um saquinho para o alto e tentando pegar outro do chão com a mesma mão, antes que o saquinho caia. Em seguida, lança os dois saquinhos para cima e busca pegar mais do chão com a mesma mão e desta forma sucessivamente. A queda de um ou mais saquinho faz com que o jogador passe a vez para um outro. “A pessoa fica irritada e ao mesmo tempo o jogo permite muita gargalhada”, observa o professor da Unesp de Rio Claro.

      Ele salienta que atividades mais completas podem ser executadas em um espaço um pouco maior. “Talvez não ocorram os mesmos benefícios cardiorrespiratórios de uma atividade física mais tradicional, mas de qualquer modo o efeito positivo é grande para a saúde corporal e mental”, reitera.

      “Sabemos como tem sido preocupante a pandemia em relação aos idosos, os mais vulneráveis ao novo coronavírus. Mas por isso mesmo a atividade física, que pode ocorrer com jogos e brincadeiras, se torna tão importante”, complementa o professor José Angelo Barela.

Youtube – São muitos os exemplos de vídeos no Youtube com exercícios específicos para os idosos na quarentena contra a Covid-19. Um deles é o do elenco de exercícios propostos por Aurélio Alfieri (aqui), que é personal trainer e health coach.

       O Instituto Nacional de Envelhecimento (National Institute On Aging) dos Estados Unidos também publicou um vídeo completo com exercícios para idosos (aqui). Entre outras instituições brasileiras, a Federação Nacional do Comércio divulgou uma série de vídeos com o mesmo objetivo. Veja abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Dez conselhos da Organização Mundial da Saúde para prevenir o coronavírus