Papa Francisco anunciou o Dia dos Avós e dos Idosos com a mensagem "Eu estou contigo todos os dias" (Imagem de Reynaldo Amadeu Dal Lin Junior Juba por Pixabay)

“Fúria” da pandemia leva Papa Francisco a criar Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

“A pandemia foi uma tempestade inesperada e furiosa, uma dura provação que se abateu sobre a vida de cada um, mas a nós, idosos, reservou-nos um tratamento especial, um tratamento mais duro”, afirmou o Papa Francisco no comunicado de criação do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado pela primeira vez pela comunidade católica neste dia 25 de julho. A data será comemorada todos os últimos domingos do mês de julho. No Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promoveu uma ampla programação que será encerrada amanhã, em todas as paróquias e dioceses.

A mensagem “Eu estou contigo todos os dias”, anunciando a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, foi publicada em janeiro de 2021. “Muitíssimos de nós adoeceram – e muitos partiram –, viram apagar-se a vida do seu cônjuge ou dos seus entes queridos, e tantos – demasiados – viram-se forçados à solidão por um tempo muito longo, isolados”, observou o Papa, em referência aos devastadores impactos da pandemia na população idosa, faixa etária de maior número de óbitos pela Covid-19.

Peça de divulgação publicada pela CNBB

De acordo com a CNBB, o Papa Francisco instituiu a data no último domingo de julho, pela proximidade com o dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) “tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia”, afirma a CNBB.

A visita a idosos é uma das sugestões da Pastoral da Pessoa Idosa para a celebração da data. Durante a Primeira Jornada dos Avós e dos Idosos, celebrada na última semana, foram realizadas várias atividades para marcar a iniciativa.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Paulo Sérgio Pinheiro: Sem perspectivas de sociedade solidária no Brasil pós-pandemia