Imagem criada por rawpixel.com - www.freepik.com

Covid-19: cartilha apresenta recomendações para familiares que cuidam de idosos dependentes

A pandemia de Covid-19 continua provocando impacto generalizado na saúde pública e a população idosa, sobretudo aquela que tem comorbidades, é a mais vulnerável. Uma cartilha produzida por especialistas no envelhecimento contém várias recomendações para as famílias que cuidam de idosos dependentes, no sentido de prevenção contra o novo coronavírus.

Capa da cartilha que apresenta medidas de proteção para o idoso dependente. Imagem: Divulgação.

A cartilha foi elaborada por equipe do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Darlene Mara dos Santos Tavares, doutora em Enfermagem e atualmente vice-reitora da UFTM, onde é Professora Titular; Nayara Gomes Nunes Oliveira, também enfermeira e doutora em Atenção à Saúde, especialista em Saúde do Idoso; e Alisson Fernandes Bolina, doutor em Enfermagem, professor adjunto na Universidade de Brasília. A diagramação é de Andréia Fernandes Malaquias e Wender Ferreira dos Santos.

O documento, que pode ser baixado gratuitamente aqui, contempla os cuidados dos familiares de idosos dependentes com o ambiente em que eles vivem, os sinais de alerta, os procedimentos antes e depois dos cuidados, as medidas que devem ser tomadas antes, durante e depois da saída dos domicílios, o usos da máscara e outras precauções. A cartilha também tem uma versão em espanhol, que pode ser baixada aqui.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
DIA 15 DE JUNHO TEM AÇÕES DO MOVIMENTO #STOPIDADISMO