Dez conselhos da Organização Mundial da Saúde para prevenir o coronavírus

Coronavírus

Nesta quarta-feira, dia 4 de março, e depois do acúmulo de conhecimentos sobre a doença, principalmente após a visita de equipe da instituição à China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a divulgação de um elenco de dez conselhos para a prevenção do COVID-19, o coronavírus. Longevinews divulga as precauções sugeridas pela OMS, válidas para todos, mas em especial para os idosos com mais de 60 anos, os mais suscetíveis segundo as estatísticas já conhecidas na China e em outros países:

  • Lave as mãos regularmente com um desinfetante à base de álcool ou com água e sabão.
  • Limpe as superfícies regularmente com desinfetantes, por exemplo, em bancadas de cozinha e mesas de trabalho.
  • Informe-se sobre o COVID-19 através de fontes confiáveis: sua agência de saúde pública local ou nacional, o site da OMS (aqui, em espanhol e inglês) ou seu profissional de saúde local. (Site do Ministério da Saúde aqui) Todos devem conhecer os sintomas: para a maioria das pessoas, começa com febre e tosse seca, não coriza. A maioria das pessoas terá uma doença leve e melhorará sem precisar de cuidados especiais.
  • Evite viajar se estiver com febre ou tosse e, se ficar doente durante um voo, informe a tripulação imediatamente. Quando chegar em casa, entre em contato com um profissional de saúde e diga a ele onde esteve.
  • Se tossir ou espirrar, faça na manga ou use um lenço de papel. Descarte o tecido imediatamente em um recipiente de lixo fechado e lave as mãos.
  • Se você tem mais de 60 anos ou tem uma condição anterior, como uma doença cardiovascular, uma condição respiratória ou diabetes, você tem um risco maior de desenvolver uma doença grave. Você pode tomar precauções extras para evitar áreas lotadas ou lugares onde possa interagir com pessoas doentes.
  • Para todos, se você não se sentir bem, fique em casa e ligue para seu médico ou profissional de saúde local. Ele ou ela fará algumas perguntas sobre seus sintomas, onde você esteve e com quem teve contato. Isso ajudará a garantir que você receba o conselho certo, vá ao centro de saúde certo e evite que ele infecte outras pessoas.
  • Se estiver doente, fique em casa e coma e durma separadamente da sua família, use utensílios e talheres diferentes para comer.
  • Se você tiver problemas para respirar, chame seu médico e procure atendimento médico imediatamente.
  • É normal e compreensível sentir-se ansioso, especialmente se você mora em um país ou comunidade que foi afetada. Descubra o que você pode contribuir para a comunidade. Discuta como se manter seguro com seu local de trabalho, escola ou local de culto.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais
Paulo Sérgio Pinheiro: Sem perspectivas de sociedade solidária no Brasil pós-pandemia